Logo Perfimec
Home > Blog

Tendências mundiais de estruturas metálicas

Postado em 10 de Setembro de 2019
Imagem de ilustração: Tendências mundiais de estruturas metálicas

Que as estruturas metálicas têm características que viabilizam sua utilização e proporcionam alta resistência do material você já sabe. Mas você sabia que elas vêm conquistando cada vez mais o seu espaço no mercado das construções?

Foi no final do século XIX e início do século XX que o aço começou a ser utilizado em construções no Brasil, mas ainda na forma de estruturas pré-fabricadas importadas para atender à demanda crescente por pontes e edifícios.

O que antes era visto como um produto caro e exclusivo, hoje já compete com outras estruturas e vem mostrando diversos benefícios para quem aposta.

Conheça algumas tendências mundiais de estruturas metálicas para construção e decoração.

 

ESTRUTURAS METÁLICAS PARA CASAS

Para quem gosta de ambientes modernos, vai gostar de saber que as estruturas metálicas também estão presentes nas obras arquitetônicas atuais. Isso se deve a características como elevada resistência, alta durabilidade e precisão geométrica, além da redução dos custos e do prazo de realização da obra.

As estruturas metálicas são resistentes a chuva, incêndio e demais alterações climáticas, exigem menos mão-de-obra, custos e trabalhos na fundação do que outros tipos de construções. Podem ainda estar presentes nos móveis, oferecendo elegância, resistência e durabilidade. Além disso, elas ainda possuem vida útil longa, o que garante mais segurança e conforto aos moradores.

 

ESTRUTURAS METÁLICAS EM PRÉDIOS PARA HOTELARIA

O aço e as estruturas metálicas são materiais quase que inevitáveis para a construção de prédios de hotéis. Por se tratarem de estruturas maiores, com grandes vãos e sobretudo com o tempo de execução do projeto muito reduzido, a aplicação da construção em estrutura metálica reduz significativamente o tempo de execução das obras, o que permite um retorno sobre o capital investido mais rápido aos empreendedores. Além disso, as estruturas metálicas oferecem soluções flexíveis e facilidade de manutenção as adaptações e expansões futuras, pois facilitam a passagem de tubulações e cabeamentos, oferecem mais resistência e segurança ao projeto final.

 

ESTRUTURAS METÁLICAS EM GALPÕES

São várias as situações que exigem esse tipo de construção, seja para guardar produtos e equipamentos, servir como estabelecimento comercial, oficinas e estacionamentos. De modo geral, um galpão deve ser seguro, fornecer bastante espaço e suportar cargas pesadas.

As estruturas metálicas, além oferecer a segurança esperada para um galpão, pode ser construído em pouco tempo, com um investimento menor se comparado com outras estruturas, oferecem altura de pé-direito generosa e um espaço maior de uso, algo fundamental em fábricas e centros de distribuição. Além disso, oferecem maiores possibilidades de usos, podendo ser desmontadas e reaproveitadas com menor geração de rejeitos, considerando que o aço é 100% reciclável.

 

ESTRUTURAS METÁLICAS EM OBRAS DE INFRAESTRUTURAS

As estruturas metálicas são ideais para construções e remodelações de infraestruturas. Rodovias, aeroportos, corredores de ônibus e portos são algumas das modalidades que são tendência na utilização de estruturas metálicas. Por oferecerem maior precisão geométrica, agilidade na execução e maior durabilidade, as estruturas tornam-se um dos elementos primordiais que permitem que a população tenha mais segurança.

 

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS METÁLICAS

Até aqui, já foi possível ver que as estruturas metálicas, além de proporcionar amplas possibilidades de uso, ainda garantem ao ambiente um toque de charme e elegância. A utilização das estruturas metálicas e aço geram menos resíduos durante a obra, colaborando assim para o meio ambiente. Mas não para por aí, a utilização de estruturas metálicas e aço ainda oferecem diversas outras vantagens para quem busca por inovações, tais como: 

- Liberdade no projeto arquitetônico com utilização de vãos livres maiores;
- Organização total no canteiro de obra;
- Redução do desperdícios de materiais;
- Redução de acidentes durante a obra;
- Flexibilidade na construção: montagem e desmontagem mais rápidas;
- Menor prazo de execução e retorno financeiro antecipado;
- Produto 100% reciclável.

Assim como em qualquer ramo da construção, no caso de construção em estrutura metálica é essencial a elaboração de projetos específicos com os devidos cálculos estruturais e detalhamentos específicos do projeto. A Perfimec conta com uma equipe especializada e pronta para entregar as melhores soluções em produtos e serviços em aço de boa qualidade e com garantia de fabricação. Venha conversar e dividir suas ideias conosco!


Comentários