Logo Perfimec
Home > Blog

Soldas TIG e MIG: qual a diferença e quando utilizar cada uma delas

Postado em 16 de Março de 2021
Imagem de ilustração: Soldas TIG e MIG: qual a diferença e quando utilizar cada uma delas

Descubra as diferenças e aplicações das soldas TIG e MIG.

A soldagem é um processo que envolve o uso de calor e/ou pressão para formar uma junta durável entre duas peças separadas. Dependendo das especificações da peça e do projeto, utilizam-se diferentes técnicas de soldagem para criar os conjuntos desejados. Dois dos métodos mais comuns usados são as soldas TIG e MIG.

Continue a leitura e conheça as soldas TIG e MIG e quando utilizá-las em seus projetos.

Quais as principais diferenças entre as soldas TIG e MIG?

As soldas TIG e MIG utilizam um arco elétrico para a soldagem. A diferença entre os dois é a forma como o arco é usado. A soldagem MIG (gás inerte de metal) usa um arame de alimentação que se move constantemente através da pistola para criar a faísca e, em seguida, derrete para formar a solda. A soldagem TIG (gás inerte de tungstênio) usa hastes longas para fundir dois metais diretamente.

Assim, a MIG realiza o processo com gás de proteção, que fica entre o material e o consumível, em forma de arame, executando a junção por meio de aquecimento e fusão. Já a TIG é realizada entre um eletrodo de tungstênio não consumível e a poça de fusão com proteção gasosa. 

Como são os processos de solda TIG e MIG?

Os processos de soldas TIG e MIG operam sob um princípio semelhante: o calor gerado por uma corrente elétrica derrete os materiais de base e/ou de ligação, que, quando resfriados, formam uma junta sólida. Entretanto, apesar dessa afinidade, são processos distintos em seus benefícios e aplicabilidades.

Características e aplicações 

 

Solda MIG

A soldagem MIG pode ser usada em alumínio, aço inoxidável e aço em seu uso normal, e em todas as espessuras de chapas de metal calibre 26 a placas estruturais de serviço pesado. Esse é um processo que opera continuamente por longos períodos de tempo, sendo conhecido por ser eficiente e produtivo.

Portanto, para grandes operações industriais que exigem altas taxas de produção, a MIG pode ser a escolha certa. Ainda, ela é indicada para materiais grandes e grossos.

Entre seus benefícios está a rapidez de execução, a baixa taxa de distorção das peças e a ausência de perda de pontas.

Solda TIG

A soldagem TIG é altamente versátil, permitindo que sejam unidos diversos tipos de materiais pequenos e finos. Ela pode ser usada com ou sem enchimento.

Sua execução é mais lenta, porém resulta em peças bastante detalhadas e precisas, com bom controle durante a operação, produzindo soldas fortes, limpas e com bom acabamento.

Outros benefícios incluem baixa sensibilização à corrosão intergranular, não produz respingos e pode ser um processo automatizado. 

A Perfimec trabalha com soldas TIG e MIG, além de MAG e eletrodo revestido. Essas soldas garantem um bom acabamento e garantia de dimensional de cordão. 

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um orçamento? Entre em contato


Comentários