Logo Perfimec
Home > Blog

Saiba quais são os tipos de aço e quais as suas aplicações em relação ao carbono.

Postado em 09 de Setembro de 2020
Imagem de ilustração: Saiba quais são os tipos de aço e quais as suas aplicações em relação ao carbono.

Descubra quais são as maneiras de classificar os tipos de aço e qual a diferença entre cada um deles.

O aço é um dos principais materiais utilizados nas mais diferentes indústrias da atualidade, desde em fábricas de diversos segmentos da indústria até na construção civil. Ele está sempre presente, graças ao seu baixo custo de fabricação e sua extrema versatilidade. No entanto, existem diferentes tipos de aço para cada finalidade e, pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo a respeito de das suas aplicações.

Primeiramente é importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, visto que esse material é resultado da liga entre o ferro e carbono. Dentro das aplicações os tipos de aço se diferem em relação ao percentual de carbono e outros elementos que podem ser misturados ao mesmo para que ele atinja as propriedades necessárias:

Aço Carbono

É o tipo de aço composto somente pela junção do ferro com o carbono, sem nenhum adicional. O que difere um aço carbono do outro é o teor de carbono em cada um. Eles são os mais produzidos no mundo todo, cerca de 90% do aço está dentro desse grupo que é dividido nas seguintes categorias: 

  • Alto carbono – acima de 0,50% até o limite de 2,11%;
  • Médio carbono – entre 0,20% e 0,49%;
  • Baixo carbono – entre 0,05% e 0,20%;
  • Carbono extra baixo – entre 0,015% e 0,05%;
  • Carbono ultra baixo – abaixo de 0,015%.

Aço Liga

Para que algumas propriedades sejam adquiridas, alguns elementos como o manganês, o níquel, o cromo e o silício podem ser adicionados ao aço em quantidades significativas para que a finalidade em questão seja atingida.

Os objetivos dessas adições variam muito, podem aumentar a dureza e resistência do aço ou até mesmo adicionar outras propriedades químicas. Tudo depende da finalidade de cada um. Assim como no aço carbono, os diferentes tipos de aço liga também são definidos com base no teor:

  • Baixa liga – os elementos adicionados correspondem a menos de 5% da composição do material;
  • Média liga – os elementos adicionados permanecem entre 5% e 12% da composição do material;
  • Alta liga – os elementos adicionados fazem parte de mais de 12% da composição do material;
  • Baixa liga de alta resistência – quando o teor de carbono é menor que 0,25% e o teor dos elementos liga é menor que 2%.

Aplicações de Aço

Uma outra maneira de classificar os tipos de aço é através da aplicação destinada para cada um deles. Algum deles são: 

Estruturais 

Devido a sua alta resistência mecânica, esse é o tipo de aço utilizado em construções. Normalmente eles são mais relacionados ao aço carbono com pequenas quantidades de elementos de liga. 

Para Molas

Como o nome já deixa claro, esse é um tipo de aço com um elevado limite elástico, suportando grande tensões para a produção de molas. Eles são majoritariamente de carbono, raramente utilizando outros elementos.

Para Fundição  

Podendo ser tanto de carbono quanto de liga, esse é o tipo de aço que é derretido e posicionado em moldes para produção de peças em aço fundido.

Para Construção Mecânica 

Esse é o tipo de aço destinado para fabricação de peças como rolamentos, eixos, engrenagens, etc. Assim como os anteriores ele geralmente é de carbono com pouca quantidade de liga.

Ainda existem outras aplicações como os aços para fins elétricos, de usinagem e para trilhos, assim como outras maneiras de classificá-los, como a divisão por geometria.

Quer saber mais sobre os tipos de aço? Confira o nosso blog e assine nosso Newsletter para receber todo mês conteúdos como esse. 


Comentários