Logo Perfimec
Home > Blog

Entenda qual o papel de estruturas metálicas em pontes e passarelas

Postado em 31 de Maio de 2021
Imagem de ilustração: Entenda qual o papel de estruturas metálicas em pontes e passarelas

Saiba mais sobre o uso de estruturas metálicas em pontes e passarelas e os benefícios obtidos com esses materiais.

O aço é amplamente utilizado em todo o mundo para a construção de pontes e passarelas, desde as de grandes proporções até as mais compactas. Esse é um material versátil e eficaz, que oferece soluções eficientes e sustentáveis para esses equipamentos urbanos. Para viabilizar esses projetos, as estruturas metálicas desempenham um importante papel.

Continue a leitura e compreenda mais sobre o uso de estruturas metálicas de aço neste tipo de projeto.

Como as estruturas metálicas de aço são utilizadas em pontes e passarelas?

As estruturas metálicas de aço, há muito, são reconhecidas como uma opção econômica para pontes e passarelas. Elas são utilizadas em pontes de longo alcance, pontes ferroviárias, passarelas, pontes rodoviárias de médio alcance, entre outras aplicações.

Esse material também pode ser usado em pontes de treliças, de arco, de viga, suspensa, estaiada ou balanço.

As pontes e passarelas poderão contar com opções de design altamente personalizáveis aos objetivos estéticos do projeto, são rápidas de se construir, práticas de se trabalhar e altamente duráveis — com manutenção adequada, as estruturas metálicas de aço perduram por gerações. As primeiras pontes metálicas construídas há séculos, como a ponte sobre o rio Severn, na Inglaterra, podem ser visitadas nos dias de hoje.

Além disso, o aço é capaz de suportar cargas em tração, compressão e cisalhamento. O aço estrutural é usado nas superestruturas de pontes, de qualquer comprimento.

Assim, as pontes e passarelas modernas, feitas de estruturas metálicas, aproveitando os últimos avanços em técnicas de fabricação e construção automatizadas, são capazes de fornecer soluções econômicas para as demandas de segurança, construção rápida, estética, manutenção mínima e perenidade futura.

Para saber mais sobre o uso de estruturas metálicas em pontes e passarelas, assine nossa newsletter.


Comentários