Logo Perfimec
Home > Blog

Entenda como funciona o corte a frio

Postado em 26 de Abril de 2021
Imagem de ilustração: Entenda como funciona o corte a frio

Conheça o processo de corte a frio de Chapas de aço e descubra os seus benefícios.

O processo de corte de chapas de aço pode ser executado de diferentes maneiras, que incluem Corte Transversal (Desbobinamento), Corte Longitudinal (Slitter), Corte Térmico (Laser, Plasma e Oxicorte) e Corte a frio.

Também conhecido como corte guilhotina, o Corte a frio é uma alternativa conhecida por ser ágil e eficiente para cortes retos.
Continue a leitura e conheça mais sobre o corte a frio e o seu processo.


O que é o Corte a frio?

O Corte a frio é um processo automatizado executado em guilhotina. Ele proporciona cortes retos de chapas em tamanhos variados, possibilitando a fabricação de Blanks, além de cortes especiais, conforme as necessidades do projeto – como trapézio, paralelogramo, entre outros.

Esse tipo de corte é feito com uma guilhotina específica e uma dobradeira, permitindo a execução de acordo com as especificações do projeto. A manipulação da chapa no processo de Corte a frio é ágil, sem demandar o aquecimento do material, e resulta em uma peça de qualidade e conformidade técnica.

Para projetos especiais de Corte a frio, as especificações são feitas pelo cliente e enviadas à empresa fornecedora do serviço, que irá elaborar um orçamento a partir das necessidades específicas do projeto.

Entre os benefícios do corte a frio, estão a alta precisão assegurada pelo processo, que tem mínimas chances de faíscas e contaminação por gases resultantes do procedimento. A capacidade do corte a frio é de 8 metros de comprimento para chapas de até 6,30mm.


Para saber mais sobre o uso do corte a frio e o seu processo, assine nossa newsletter!

 


Comentários