Logo Perfimec
Home > Blog

Conheça os tipos de chapas de aço e saiba escolher a melhor para o seu projeto

Postado em 05 de Março de 2021
Imagem de ilustração: Conheça os tipos de chapas de aço e saiba escolher a melhor para o seu projeto

Entenda a diferença entre os tipos de chapas e veja qual utilizar

Em projetos dos mais variados tipos em diferentes indústrias, as chapas de aço são utilizadas devido às suas inúmeras vantagens, incluindo resistência, versatilidade e durabilidade. Entretanto, para ter um uso assertivo, é preciso identificar os tipos de chapas mais indicados para as necessidades específicas de cada projeto.

Continue a leitura e descubra mais sobre os diferentes tipos de chapas de aço e suas principais características e aplicações. 

Principais tipos de chapas de aço para seus projetos

As chapas de aço podem variar bastante, desde sua espessura até os tratamentos recebidos em fábrica. Entre os principais tipos de chapas, estão:

Chapa grossa

Trata-se de chapas planas e resistentes, oferecendo segurança, durabilidade e versatilidade para atender a diferentes demandas de projetos.

Na Perfimec, a chapa grossa é disponibilizada nas espessuras de 6,30 a 101,4mm ou 1/4” a 4” polegadas e em larguras entre 2440mm x 12000mm de comprimento.

Esses tipos de chapas são bastante utilizados na construção civil e em variadas indústrias, como a naval, de máquinas agrícolas e de montagem de equipamentos rodoviários. 

Chapa galvanizada

São folhas finas de aço revestidas com zinco submetidas ao processo de galvanização para tornar as chapas mais resistentes, especialmente a ambientes com potencial degradador, como os com maresia, protegendo-as contra a corrosão e potencializando sua durabilidade.

Chapa laminada a frio

Entre os tipos de chapas, esse é resistente e maleável, apresentando um acabamento atrativo. Essas peças são comumente utilizadas nas indústrias automotiva, de linha branca, eletroeletrônica e de construção civil.

Chapa laminada a quente

Esses tipos de chapas de aço são reconhecidos por sua alta resistência, apresentando boa conformidade e proteção contra os efeitos da corrosão. Elas são utilizadas para aplicações em geral e estruturais. 

Chapa xadrez

Trata-se de uma chapa com relevos em sua superfície, que geram uma espécie de xadrez. Eles formam um dos grandes diferenciais desses tipos de chapa, seu atributo antiderrapante.

Ela também é conhecida por ser durável, mesmo em áreas expostas a elementos desgastantes, como clima extremo ou uso de produtos químicos. Por isso, a chapa xadrez é comumente utilizada em pisos, escadas e plataformas na área industrial.

Na Perfimec, você encontra todos esses tipos de chapas de aço, com alto padrão de qualidade, atendimento flexível e disponibilidade de peças sob medida, conforme as especificações de seu projeto.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de um orçamento? Entre em contato


Comentários