Logo Perfimec
Home > Blog

Conheça algumas aplicações do aço na indústria ferroviária

Postado em 17 de Maio de 2021
Imagem de ilustração:  Conheça algumas aplicações do aço na indústria ferroviária

Saiba mais sobre as aplicações e benefícios do uso do aço na indústria ferroviária.

Incluindo o setor automotivo, cerca de 16% do aço produzido mundialmente é usado para atender às necessidades de transporte da sociedade. O aço também é essencial para infraestruturas relacionadas: estradas, pontes, portos, aeroportos, entre outros. O aço na indústria ferroviária também exerce um papel central.

O aço é adequado para aplicações de transporte, entre outras coisas, porque é durável, forte, resistente a raios ultravioleta, acessível e 100% reciclável.

Continue a leitura e saiba mais sobre o uso do aço na indústria ferroviária.

Descubra algumas das aplicações e benefícios do aço na indústria ferroviária

Dos elementos macro, como os próprios trens, até as partes menos visíveis: o aço é presença crucial na indústria ferroviária. Isso inclui acessórios para cabeços de amarração, picadeiro, insertos metálicos, estruturas metálicas e chapa base para pórtico com furação. 

Diante desse uso tão versátil, estima-se que o aço represente 15% da massa dos trens de alta velocidade. Os principais componentes de aço desses trens são os bogies (a estrutura embaixo dos trens, incluindo rodas, eixos, rolamentos e motores). Os vagões, muitas vezes, também são em sua maior parte feitos de aço.

Por sua vez, o aço empregado nos trilhos tem uma microestrutura diferente do aço macio de baixo carbono usado para os dormentes de ferrovias. No caso dos trilhos, o aço carbono utilizado deve ser resistente ao desgaste e à fissuração.

Isso é obtido pela escolha cuidadosa da composição do aço e pelo controle da forma como o trilho quente é resfriado. Por isso, sempre é recomendado o aço carbono para essas produções de estruturas metálicas e trilhos.

Para saber mais sobre as aplicações do aço na indústria ferroviária, assine nossa newsletter.


Comentários