Logo Perfimec
Home > Blog

Cinco tendências globais sobre energia renovável

Postado em 20 de Abril de 2018
Imagem de ilustração: Cinco tendências globais sobre energia renovável

As fontes de energias renováveis vêm ganhando cada vez mais força conforme os países do mundo investem na sua utilização e na busca de alterar suas matrizes energéticas como alternativa a fontes poluentes.

A Bloomberg New Energy Finance (BNEF) constatou no seu último relatório sobre a perspectiva de novas energias (New Energy Outlook) que as atuais formas de produção de energia, além de insustentáveis, já são menos eficazes, e assim, ultrapassadas. Dessa forma a instituição prevê, dentro do cenário global, um total de US$ 10,2 trilhões à serem investidos em novas fontes de energia até 2040, montante que ainda não é suficiente para a redução de emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Destacamos então cinco tendências sobre as novas fontes no cenário mundial para você se situar:

1. Energia solar e eólica aumentará produtividade

Até 2040, essas fontes representarão 34% da geração de energia, tendo um aumento significativo se comparado aos atuais 5%.

2. Produção ficará mais barata

Um dólar comprará 2,3 vezes mais energia; e painéis solares para residências serão muito mais comuns e acessíveis. Prevê-se ainda, uma queda nos custos da energia eólica de 47% para a produção em terra, e 71% para a marítima.

3. Armazenamento de energia com baterias

A tendência do mercado para o uso de baterias de íon de lítio têm se tornado cada vez mais forte. Elas possuem uma grande capacidade de armazenamento e vêm concorrendo com o gás natural para proporcionar energia em horas de alta demanda ou falta de energia.

4. O uso de carvão para gerar energia diminuirá

O uso de energias mais sustentáveis e renováveis farão com que o uso de carvão para produção de energia diminua consideravelmente. Na Europa, calcula-se uma redução de 87% e nos Estados Unidos, 45%.

5. Redução de emissão de poluentes

O setor de energia prevê uma diminuição de 4% nas emissões de CO2. Seria necessário investir mais US$ 5,3 trilhões para evitar o aquecimento global, porém, já é um começo.

Gradualmente, torna-se indispensável pensar em fontes de energia que sejam eficientes, acessíveis e que não agridam o meio ambiente. No Brasil, possuímos muitos recursos naturais que possibilitam a produção de energia por meio de fontes alternativas e confiáveis, fazendo com que inovação e sustentabilidade andem de mãos dadas.


Comentários