Logo Perfimec
Home > Blog

Benefícios para quem anda de bicicleta

Postado em 06 de Janeiro de 2017
Imagem de ilustração: Benefícios para quem anda de bicicleta

Andar de bicicleta é uma atividade física prazerosa, se realizada individualmente ou em grupo, com amigos e familiares.

Trata-se de um exercício tão especial que pode ser praticado com segurança por pessoas de qualquer idade, com bom condicionamento físico ou não.

Quem é adepto desse exercício costuma pedalar regularmente, pois já conhece os benefícios da prática para o corpo.

Para os que não conhecem, confira abaixo:

Faz bem à saúde

Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo". Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico.

Trabalha os membros inferiores

Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário.

Funciona como meio de transporte

A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou meio para o ciclismo profissional. Algo que está mudando aos poucos com a conscientização de se cuidar do meio ambiente e com a amplicação das ciclovias.

Outra grande razão que desestimula o uso da bike como meio de transporte é a falta de infraestrutura e educação de grande parte dos motoristas. Então, para quem não quer encarar os veículos motorizados, Thiago sugere usar a bike para trajetos curtos e de pouco movimento, como uma ida ao supermercado.

Melhora a frequência cardíaca

A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.

Oferece baixo impacto

Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo.

Tem baixo custo de manutenção

É possível comprar uma bicicleta de boa qualidade por cerca de mil reais, ou menos. Apesar do susto desse investimento inicial, a manutenção do equipamento é baixíssima. Com menos de 50 reais por mês, é possível deixá-la sempre pronta para uso, pois pequenos reparos geralmente são realizados pelo próprio usuário.

Promove a sensação de liberdade e independência

Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta. "Em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito", lembra o biker Thiago.

Fonte: Minha Vida


Comentários