Logo Perfimec
Home > Blog

Benefícios do corte a laser

Postado em 12 de Abril de 2018
Imagem de ilustração: Benefícios do corte a laser

As máquinas de corte a laser oferecem alta qualidade de resultados no que se refere a serviços em aço. Por gerar baixas taxas de remoção de materiais, menores que 10%, esse tipo de corte se mostra econômico, preciso e rápido.

Atuando de forma integrada com sistemas CAD/CAM, a máquina tem a capacidade de executar trabalhos minuciosos, ricos em detalhes e que ainda deixam de lado as matrizes antigamente utilizadas para o serviço.

Mas como funciona uma máquina de corte a laser?

Um dispositivo chamado soprador gira em grande velocidade e faz circular o CO2 dentro de uma câmara que comporta eletrodos ligados a uma fonte de alta-tensão. Esses eletrodos criam um campo elétrico que aumenta a energia do gás CO2 dentro da câmara e, em razão desse acréscimo de energia, os elétrons dos átomos que formam o CO2 se agitam e mudam de nível orbital, passando a girar em níveis mais extremos.

Para que o corte seja feito, um gerador de alta potência produz um raio que é levado então para a cabeça de corte, que direciona o feixe de laser por um caminho ótico (através de espelhos ajustáveis) até que este apresente uma baixa densidade de energia. Conquistado essa característica esse raio atravessa uma lente de foco que ajusta a intensidade e o tamanho do feixe que concentrado por meio de lentes num único ponto, com diâmetro inferior a 0,25mm, passa a cortar, por derretimento, peças de metal de diversas espessuras.


Comentários