Logo Perfimec
Home > Blog

A utilização do aço na fabricação de máquinas e equipamentos

Postado em 08 de Outubro de 2019
Imagem de ilustração: A utilização do aço na fabricação de máquinas e equipamentos

O aço é um material reconhecido por possuir resistência física e versatilidade. Isso acontece, em especial, devido a sua praticidade e durabilidade na fabricação de máquinas e equipamentos.

O aço está presente em carros, caminhões, ônibus, trens e metrôs. Ganham espaço no mercado por seu benefício final em projetos.

Por seu uso ser extremamente diversificado, as chapas de aço podem ser utilizadas em grande parte dos setores industriais, como metal mecânico, agronegócio, máquinas industriais, entre outros. O aço é matéria prima, o que significa que pode estar presente em alguma peça, componente ou elemento da máquina, agregando valor e garantindo qualidade e funcionalidade a ela.

 

O aço nas máquinas e equipamentos

Segundo divulgação feita pelo Inda – Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço, no mês de julho de 2019 foi contabilizada uma alta de 16,4% nas vendas de aços planos quando comparada a junho do mesmo ano. Se compararmos com o mesmo mês do ano passado, registramos uma elevação de 4,3%.

No acumulado de 2019, nota-se que o maior crescimento se deu no item chapas de aço grossas/placas, (+12,5%) o que evidencia uma retomada de crescimento do setor de equipamentos pesados, como máquinas, tratores, implementos agrícolas etc., seguido por laminados a quente (+8,5%), laminados a frio/folhas metálicas (+8.4%) e finalmente chapas de aço zincadas (+4,3%).

Como podemos ver até aqui, o aço está diretamente ligado ao desenvolvimento da indústria e na fabricação de máquinas e equipamentos. Além da parte interna, o aço também está presente na parte externa de máquinas como tratores, colheitadeiras, equipamentos para transbordo de cana entre outros, que vão a lavoura e ao campo.

Por ser usado em diversas aplicações, o aço também ganha em diversidade. Há também o processe de corte e dobra específico para a fabricação de máquinas e equipamentos. Para você saber um pouco mais como funciona o corte e dobra da chapa de aço, confira o material exclusivo que publicamos recentemente sobre como funciona o corte e dobra de chapa de aço.

Seja qual for a máquinas e/ou equipamento a ser fabricado, é importante que as peças sejam desenvolvidas de acordo com as normas que garantem sua qualidade com as medidas e tolerâncias solicitadas pelo cliente.

 

Vantagens do aço na fabricação de máquinas e equipamentos

O aço, ao passar pelo processo de pintura ou galvanização na fabricação de máquinas e equipamentos, ganha vantagens no quesito resistência à oxidação, ganhando importantes características que agregam valor ao produto final, tornando-se um material anticorrosivo. Se o perfil não for galvanizado ou pintado, ele acaba não suportando tanto tempo a corrosão. Esse processo torna o seu uso possível em diversos locais abertos.

O aço, além disso, tem uma importância para o meio ambiente, pois trata-se de um produto que ao contrário dos plásticos e demais derivados do petróleo, pode ser reciclado constantemente.

Na hora de escolher o fornecedor dos perfis dobrados e peças de aço para a fabricação de máquinas e equipamentos, não esqueça de verificar as garantias que ele oferece a sua máquina. Caso ainda não tenha encontrado o fornecedor ideal para o seu projeto, confira algumas dicas incríveis que a Perfimec preparou para te ajudar na melhor escolha do fornecedor de estruturas metálicas.

Um fornecedor que oferece certificado de qualidade, material com rastreabilidade de origem e homologado respeita o trabalho do seu cliente e quer proporcionar a ele as melhores soluções. A Perfimec é uma das maiores empresas do setor de prestação de serviços, venda e distribuição de produtos em aço e estruturas metálicas do Sul do Brasil, dispõe de estrutura própria, tecnologia de ponta e know-how adquirido em décadas de atuação no mercado. Venha tomar um café e conversar com um de nossos especialistas para saber mais!


Comentários