Logo Perfimec
Home > Blog

Aço e energias renováveis: como um dos insumos mais produzidos no Brasil pode ajudar a mudar o mundo

Postado em 01 de Abril de 2021
Imagem de ilustração: Aço e energias renováveis: como um dos insumos mais produzidos no Brasil pode ajudar a mudar o mundo

O aço e energias renováveis têm uma importante relação. Descubra como esse metal contribui para o desenvolvimento de energias sustentáveis.

As manchetes em todo o mundo revelam que uma transição energética global está em andamento. Empresas de petróleo, gás e eletricidade estão anunciando investimentos e movimentos estratégicos voltados às energias renováveis. E há uma relação importante entre o aço e as energias renováveis. Afinal, o metal tem possibilitado o crescimento nesse segmento.

As energias renováveis, que incluem Solar, Eólica, Geotérmica, Hídrica e outras, estão no centro da transição para uma sociedade mais sustentável e menos intensiva em carbono, que também coloca o aço em destaque nessas estratégias.

O Aço é necessário para construção de estruturas de energia renovável em diversas partes. A Base de torres eólicas, estrutura para fixação de painéis solares, entre outros.

Continue a leitura e compreenda melhor a relação entre aço e energias renováveis.

Aço e energias renováveis: a importância do metal brasileiro

O aço tem um papel importante em todas as energias renováveis, especialmente na solar e eólica. Cada novo MW de energia solar requer entre 35 a 45 toneladas de aço e cada novo MW de energia eólica demanda de 120 a 180 toneladas de aço.

Novas normas e leis de proteção ambiental e o número maior de empresas tendo de adotar a Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) também têm impactado nessa demanda. Além disso, a Agência Internacional de Energia (IEA) prevê um aumento de 30% na demanda global por energia até 2040.

Já o aço produzido no Brasil tem um papel crucial a desempenhar nesse incremento de produção e distribuição de energia agora e no futuro, bem como na melhoria da eficiência energética em todo o mundo.

Aço e energias renováveis: a importância do fornecedor de qualidade 

O aço é elemento fundamental para a produção de equipamentos, recursos, componentes e sistemas para diversos setores de energias renováveis. O material pode estar presente desde em uma torre de energia eólica até a base de construção de uma placa solar.

No entanto, para isso, é fundamental que o aço seja processado e tenha precisão para que o projeto de geração de energia funcione corretamente. A Perfimec tem capacidade para atender tanto projetos que utilizem chapas de alta qualidade com precisão de corte e dobra quanto perfis metálicos, de acordo com o projeto, com expertise em todas as áreas da indústria de geração de energia.

Para saber mais sobre aço e energias renováveis, assine nossa newsletter!


Comentários