Logo Perfimec
Home > Blog

5 vantagens de utilizar aço galvanizado em seus projetos

Postado em 11 de Março de 2021
Imagem de ilustração: 5 vantagens de utilizar aço galvanizado em seus projetos

Conheça as características e diferenciais do aço galvanizado para os seus projetos.

O aço galvanizado está entre os tipos de aço mais populares devido à sua durabilidade estendida, adicionando maior proteção contra corrosão à resistência e estética moderna desse material.

Neste artigo, descubra mais sobre por que o aço galvanizado pode ser a escolha certa para seus projetos.

O que é aço galvanizado?

A galvanização é um dos métodos mais amplamente utilizados para proteger metais da corrosão. Trata-se de um processo de fabricação em que um revestimento de zinco é aplicado ao aço para oferecer proteção e evitar ferrugem.

Por isso, o aço galvanizado pode ser a escolha ideal para projetos de estruturas, equipamentos ou maquinários para áreas externas, como cercas, telhados e passarelas ao ar livre. Ele também é muito utilizado na indústria agrícola, porque seus equipamentos são facilmente suscetíveis à corrosão.

Nas mais variadas indústrias, como a de construção civil, a durabilidade e sua estética de brilho característico, que confere um aspecto contemporâneo e moderno, fazem com que o aço galvanizado seja amplamente utilizado em projetos arquitetônicos. 

Entretanto, antes de escolher o aço galvanizado, certifique-se sobre suas especificações, já que há diferenças de níveis de resistência à corrosão.

Que tipos de galvanização existem?

É importante também saber que há dois tipos de processos envolvidos na galvanização do aço. Temos o aço que já é entregue pré-galvanizado de usina, com revestimentos específicos para proteção à corrosão; e a galvanização a fogo ou eletrolítica, em materiais provenientes de bobina laminada a quente. 

Quais são as vantagens de utilizar aço galvanizado?

Os 5 principais benefícios associados a este tipo de aço são:

1. Alta durabilidade

Cada centímetro de aço galvanizado é protegido. Isso inclui bordas e fendas de difícil acesso, o que contribui para a elevada durabilidade do material.

Com a galvanização, uma peça de aço industrial pode durar mais de 50 anos em ambientes normais e mais de 20 anos em locais com forte exposição à água.

2. Resistência

O aço galvanizado é altamente protetor. Ele contribui para manter a apresentação e os atributos das peças resistentes a danos em um nível que não é oferecido por outros revestimentos.

3. Custo atrativo

Há um baixo custo inicial em comparação com boa parte dos aços tratados. Além disso, o aço galvanizado está imediatamente pronto para uso quando entregue, não requerendo preparação adicional da superfície, inspeções e pinturas/revestimentos, poupando às empresas custos adicionais.

Assim, o aço galvanizado é uma alternativa econômica ao uso de materiais como aço inoxidável austenítico ou alumínio para prevenir a corrosão.

4. Baixa manutenção

O aço sem revestimento protetor tende a demandar mais manutenção para conservar a aparência e a segurança estrutural do produto.

5. Versatilidade na utilização

O aço galvanizado é aplicável a uma variedade de projetos e indústrias, incluindo agricultura, energia solar, automotiva, construção, rodoviária, petróleo e gás. 

Ele pode desempenhar um papel importante para edifícios, pontes, fachadas, pórticos de sinalização, portões, varandas e até esculturas. Sempre que houver risco de corrosão do aço, essa será uma opção a ser considerada.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato


Comentários