Logo Perfimec
Home > Blog

3 motivos para utilizar estruturas metálicas

Postado em 27 de Janeiro de 2021
Imagem de ilustração: 3 motivos para utilizar estruturas metálicas

Descubra por que as estruturas metálicas são uma grande tendência e os principais ganhos que você pode ter ao utilizá-las.

No Brasil, podemos dizer que a arquitetura do concreto armado vigorou desde os anos 1950. No entanto, agora, estamos vivendo a era das estruturas metálicas.

Flexibilidade, leveza, resistência, facilidade de trabalho, praticidade no manuseio e melhor aproveitamento de área útil. Esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que a tendência de utilizar estruturas metálicas esteja tão em alta. 

Diante do valor desses benefícios, isso não está ocorrendo apenas na construção civil, como também na área industrial, agrícola e em diversos outros setores.

A seguir, conheça mais sobre três dos principais motivos para utilizar estruturas metálicas em 2021.

1. Ganho de tempo ao utilizar estruturas metálicas

As estruturas metálicas são confeccionadas conforme cada projeto, sendo uma solução sob medida que oferece um ganho de tempo importante para a conclusão da obra. 

As estruturas metálicas em aço, em especial, ajudam a otimizar o tempo no canteiro de obra. Isso porque as peças entregues são precisas e de alta qualidade, não demandando ajustes ou retrabalhos que possam atrasar o cronograma

Essas estruturas são entregues identificadas e prontas, permitindo que sua equipe se dedique a outras tarefas simultâneas, o que gera uma aceleração na execução da obra. 

Também deve-se considerar que as estruturas metálicas são mais leves, fáceis de serem transportadas, manuseadas e montadas. Tudo isso contribui para um ritmo de trabalho mais célere e fluido. 

Outro diferencial: ao contrário da estrutura de concreto armado, a estrutura metálica não é impactada pelo mau tempo, o que faz com que sua execução possa continuar, inclusive, em dias de chuva. E isso pode ser a diferença entre entregar ou não a obra dentro do prazo.

2. Eliminação de desperdício

A industrialização empregada nas estruturas metálicas por meio dos mais modernos e sofisticados maquinários permite que elas sejam produzidas com precisão milimétrica. 

Isso dificilmente é possível de outras maneiras, o que abre margem para erros e ajustes de material que levam a atrasos e desperdícios. Diferentemente de outros materiais, as estruturas metálicas permitirão um nivelamento exato e o correto alinhamento da estrutura, o que também contribui para eliminar desperdícios relacionados a esses processos.

3. Redução de custos

Ao utilizar estruturas metálicas, é possível reduzir custos diretos e indiretos. Por exemplo, como elas são mais leves, há uma diminuição das cargas nos elementos da fundação da obra. Isso torna possível fazer um dimensionamento estrutural de fundação menos oneroso.

E mais: com a agilização no tempo para a conclusão do projeto proporcionada por essas estruturas, haverá menos custos com mão de obra, aluguel de maquinários e tantos outros.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem das estruturas metálicas uma opção cada vez mais utilizada em obras de todos os portes e em indústrias de variados segmentos. 

A Perfimec é especialista em fabricação de perfis dobrados para estruturas metálicas. Fornecemos esses perfis para grandes Construtoras e Estruturas que fazem a montagem de grandes barracões para indústrias de diversos segmentos, supermercados, shoppings, aviários, armazéns de grãos etc.

Venha conhecer nossos perfis estruturais e todas as soluções que temos a oferecer para sua obra.

 


Comentários