Logo Perfimec
Home > Blog

É quando o aço ganha vida que a história, a indústria e a economia acontecem

Postado em 09 de Abril de 2021
Imagem de ilustração: É quando o aço ganha vida que a história, a indústria e a economia acontecem

O Aço é uma estrutura formada por ferro e carbono, é um dos materiais mais produzidos no mundo. Quando ouvimos falar dele já vem em nossa mente a palavra indústria, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que o aço está presente em nosso cotidiano muito além do que imaginamos.

Para entender como esse material está inserido em nossas vidas precisamos entender quando tudo começou. Foi em 1200 ac. quando se deu início a idade do ferro. A partir daí a sociedade descobriu as possíveis usabilidades, mas foi só no ano de 1856 que aprendemos como produzir o aço. Mais resistente que o ferro, ele foi a solução ideal para a indústria e desde então não vivemos mais sem essa matéria prima.

Devido à sua composição química e versatilidade, o Aço está presente em nosso dia-a-dia, nas mais diversas formas, muitas vezes imperceptível, porém indispensável.

O Aço está em utensílios domésticos, no transporte através dos carros, trens, ônibus. Está em máquinas e equipamentos agrícolas, em embalagens na conservação e transporte seguro de alimentos.

Além disso, ele é fundamental na produção e distribuição de energia e tele transmissão. Usado em plataformas, hidrelétricas, torres de transmissão.

O Aço é um dos responsáveis pela grande revolução na construção civil. Hoje graças a combinação desse poderoso material com técnicas de engenharia altamente sofisticadas é possível a edificação de estruturas cada vez maiores, mais versáteis e resistentes.

Muito mais do que imaginamos, o Aço faz parte do nosso cotidiano, está nas relações humanas e em parte de tudo o que fazemos, tornando-se  um essencial elemento para manutenção da vida e transformação do mundo.


Comentários